Cátedra

Apresentação

A Cátedra de Educação e Trabalho do CEMJ se constitui como um grupo que reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento – notadamente nos campos de Educação e Ciências Sociais Aplicadas – com o objetivo de produzir e disponibilizar conhecimento especializado para subsidiar o posicionamento e a intervenção de organizações da sociedade civil no debate público e na disputa pela formulação e implementação de políticas públicas.
Sua atividade passa pela publicação de relatórios de pesquisa, notas técnicas, bem como organização de seminários, cursos e elaboração de materiais de apoio para os temas pautados.
Fundada em 2020, a Cátedra de Educação publicou em seu primeiro ano de atuação um relatório de pesquisa e uma nota técnica sobre a reabertura de escolas no Brasil durante a pandemia de Covid-19 em parceria com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), além de um relatório de pesquisa sobre a Fuga e desperdício de cérebros no país, em parceria com a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG). Também contribuiu com a organização do Seminário de Educação da UBES realizado em abril de 2021 e com a elaboração do Plano Pedagógico do curso EaD Juventude, trabalho e cultura, a ser oferecido pelo CEMJ.

Publicações

DOSSIÊ FLORESTAN FERNANDES​

SUMÁRIO

1.PÓS-GRADUANDOS(AS) E TRABALHO
1.2.SOBRECARGA E SAÚDE MENTAL
2.A ATIVIDADE LABORAL E CIENTÍFICA DOS PÓS-GRADUANDOS E PÓS-GRADUANDAS
2.3.ESTUDANTE OU TRABALHADOR(A)?
2.4.PESQUISA É TRABALHO, MAS BOLSA NÃO É SALÁRIO
3.PÓS-GRADUANDOS PELO MUNDO
3.4.1.EXISTÊNCIA DE UM PLANO DE CARREIRA
3.4.2.APOIO À PERMANÊNCIA
4.QUESTIONÁRIO SOBRE PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHO.
5.PROPOSTAS RELATIVAS AOS DIREITOS DE PÓS-GRADUANDOS E PÓS-GRADUANDAS.

Relatório digital: cotas

SUMÁRIO

Introdução
1. A Conquista das ações afirmativas no contexto brasileiro
2. Fundamentos das ações afirmativas
3. Evidências e pesquisas sobre as ações afirmativas no ensino superior brasileiro
4. Elementos para o debate sobre a atualização da lei de cotas
5. Recomendações dedutivas
Conclusão
Referências

UBES – Reforma do Ensino Médio – Nota Técnica

SUMÁRIO

1. Desfazer as esfinges das encruzilhadas: os dilemas do novo ensino médio e o pensar-agir pela democratização radical da escola pública brasileira
 1.1 Elementos essenciais
 1.2 Notas sobre o ensino médio brasileiro e os quatro elementos organizadores do debate sobre as suas sucessivas reformas
 1.3 A criação do novo ensino médio: da Comissão Especial destinada a promover estudos e proposições para reformulação do ensino médio (CEENSI) ao Plano Nacional de Educação
 1.4 O golpe de 2016 e as distorções na reorganização do ensino médio
 1.5 Cenários do presente: da Medida Provisória 746/16 aos dias atuais

Breves considerações
Referências bibliográficas
Apêndice

Nota técnica: Fuga de cérebros

SUMÁRIO

1 Introdução
2 Localizando a questão
3 A ciência brasileira na agenda da circulação internacional de cérebros e a diáspora científica brasileira
Referências bibliográficas

O velho “novo”: a revogação ddo novo ensino médio

SUMÁRIO

1 O que diz o governo? Compreendendo os argumentos utilizados para justificar a reforma e alguns de seus problemas
2 Formulações da UBES acerca da reforma do ensino médio (2016–2023): a primavera se renova
3 Para além da UBES: o que diz a comunidade educacional?
4 Considerações finais
Referências