O que é a Cátedra Educação, Trabalho e Juventude?

A Cátedra de Educação, Trabalho e Juventude do CEMJ se constitui como um programa que permite investigar, refletir e compreender as questões sociais com transversalidade na Juventude, através da publicação de relatórios de pesquisa, notas técnicas, bem como organização de seminários, cursos e elaboração de materiais de apoio para os temas pautados.

O Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ) tem o compromisso de promover reflexões e propostas sobre uma juventude protagonista na sociedade, e contribuir para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Dentre as iniciativas do CEMJ, a Cátedra de Educação, Trabalho e Juventude se constitui como um programa que permite investigar, refletir e compreender as questões sociais com transversalidade na Juventude, através da publicação de relatórios de pesquisa, notas técnicas, bem como organização de seminários, cursos e elaboração de materiais de apoio para os temas pautados.

Reconhecemos que a parceria da Cátedra com associações civis sem fins lucrativos, startups de inovação, empresas e instituições públicas é fundamental na construção de oportunidades com ênfase no papel da formação, na identificação dos desafios e das possibilidades para a juventude no mercado de trabalho, fomentando o protagonismo, participação social e engajamento da juventude.

Reunindo pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, a Cátedra foi fundada em 2020, e já produziu e disponibilizou conhecimento especializado para subsidiar o posicionamento e a intervenção de organizações da sociedade civil no debate público e na disputa pela formulação e implementação de políticas públicas envolvendo as temáticas da educação, trabalho e juventude.

Em seu primeiro ano, a Cátedra publicou um relatório de pesquisa e uma nota técnica sobre a reabertura de escolas no Brasil durante a pandemia de Covid-19 em parceria com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), além de um relatório de pesquisa sobre a Fuga e desperdício de cérebros no país, em parceria com a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG). Também contribuiu com a organização do Seminário de Educação da UBES realizado em abril de 2021 e com a elaboração do Plano Pedagógico do curso EaD Juventude, trabalho e cultura, a ser oferecido pelo CEMJ.

Nosso público-alvo são associações civis sem fins lucrativos, startups de inovação, empresas e instituições públicas interessadas na produção acadêmica-científica na temática da educação, trabalho e juventude, contribuindo para que o Brasil atinja os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.