APRESENTAÇÃO


O Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ) é uma entidade especializada em juventude. Organizada por jovens, a maioria deles oriunda do movimento juvenil , o Centro aglutina historiadores, cientistas sociais, jornalistas e outros profissionais para trabalhar o tema na sua abrangência, dedicando-lhe a importância que cabe num país que chega em 2005 com 35 milhões de jovens entre 15 e 24 anos, segundo o IBGE. 

O CEMJ tem atuado principalmente no registro da participação da juventude brasileira e na produção de estudos, buscando subsidiar tanto os movimentos juvenis quanto os gestores públicos em nível executivo e legislativo. Trata-se de uma iniciativa ímpar no país, que busca com base nos esforços dos próprios jovens entender os fatores que condicionam a relação da juventude com o restante da sociedade. 

O movimento juvenil brasileiro acumula uma quantidade considerável de feitos. Os jovens estiveram presentes em praticamente todos os grandes momentos da história do país. Essa participação, que se dá ora com estardalhaço, ora de forma silenciosa, confere a esse segmento da sociedade uma importância a mais em relação a sua presença numérica. Trata-se de um segmento que tem opinião, forma opinião e é levado por ela.

Por tudo isso é imprescindível a sistematização de informações sobre a realidade desse segmento da sociedade, de forma a que possamos melhor conhecer seu perfil, suas opiniões, seus anseios e perspectivas. Esse esforço tem o objetivo de aumentar a quantidade e o alcance dos estudos isolados realizados até o momento, perseguindo a formulação de uma autêntica política para a juventude brasileira.