Ano: 2011 – 2015
O mundo sofreu várias transformações ao longo dos anos e uma das mais perceptíveis foi a evolução da tecnologia. Em uma era extremamente digital, na qual a comunicação das pessoas se dá em sua maioria pelas redes sociais e as informações chegam com rapidez, fez-se necessário pensar em uma forma de alcançar parcela da juventude, assim nasceu a Rádio Juventude, que esteve on line de 2011 a 2015, promovendo debates, cobrindo eventos relacionado à juventude, lançando novos artistas. Com uma programação voltada exclusivamente para quem se interessa por esta temática. Desde futebol, até o Estatuto da Juventude, passando por poesia e relações internacionais, além de economia e cultura, a programação da rádio sempre foi diversificada e voltada para as questões importantes para os jovens.
Com o presente projeto, o CEMJ pretende gerar impacto para a democratização cultural no pais, entendendo a condição de acesso a bens e equipamentos culturais, que hoje estão desigualmente distribuídos, como um de seus pilares fundamentais. Nesse sentido, a promoção e o incentivo à produção cultural de jovens, em toda a sua diversidade e pluralidade, estão intimamente ligados à democratização da comunicação. Os meios de comunicação atuam de forma verticalizada, não estimulando o estabelecimento de trocas complexas entre pessoas, organizações, movimentos.
Para isso, é necessário inventar e consolidar novos dispositivos de produção cultural que tenham como conteúdo as representações e as criações que os jovens constroem. Assim, a produção de uma Rádio Web Vozes do Brasil segue este objetivo: de ser um instrumento em que os jovens e os movimentos juvenis possam apresentar suas opiniões e suas considerações sobre os acontecimentos diários. Além disso, terá papel fundamental na difusão de eventos e atividades dos movimentos juvenis, através de transmissão ao vivo.
OBJETIVOS:
1) Empoderar movimentos juvenis para a produção democrática de conteúdo para a Web;
2} Difundir produções de jovens artistas e músicos que disponibilizem conteúdo livre na Internet;
3) Criar um veículo de comunicação que seja referência para jovens interessados nos temas de participação social e políticas públicas de juventude