Ano: 2014 – 2015

Produção de programa semanal de Rádio Web na Rádio Juventude para divulgação de debates, entrevistas e dados do Programa Juventude Viva. O programa será dividido em três blocos: o primeiro será a entrevista de representantes de entidades que abordam as questões raciais com foco na juventude, o segundo será com entrevista a pesquisadores e acadêmicos das questões raciais e o terceiro e último bloco contará com entrevistas e dados do Programa Juventude Viva além de entrevistas (via Skype ou presenciais) com secretários municipais e estaduais de juventude, assim o programa terá o tripé: sociedade civil, academia e políticas públicas.

Na sociedade da informação e do conhecimento a internet tornou-se um dos mais importantes meios de comunicação. Hoje no Brasil, segundo dados de 2010 do IBGE, mais de 70% dos jovens com idade entre 15 e 29 anos utilizam a rede mundial de computadores para ter acesso a notícias, estudo, fins profissionais ou momentos de lazer através de jogos on line e redes sociais.

O caráter mobilizador, principalmente das redes sociais, foi demonstrado através das manifestações de junho, na qual as passeatas eram divulgadas através da internet juntamente com imagens e informações que os manifestantes postavam em tempo real.

A característica dinâmica da internet rompeu fronteiras, e fez o Brasil e a grande mídia repensar seu papel e sua utilização, indo de encontro com as novas alternativas de mídia, o Centro de Estudos e Memória da Juventude, lançou em 2011 a Rádio Web Juventude.br (www.radiojuventude.com.br)  com o objetivo de divulgar e debater as políticas públicas e produção cultural da juventude brasileira. Esta iniciativa teve seu pico de transmissão durante a cobertura ao vivo da II Conferência Nacional de Juventude, na qual atingiu a marca 20.000 acessos.

Para o presente projeto, propomos um programa a ser veiculado na Rádio Juventude semanalmente, que debaterá e apresentará dados sobre o Juventude Viva, divulgando esta política pública de juventude e analisar seus impactos na juventude beneficiária do programa.