Ano: 2010 – 2012

O que é ser jovem brasileiro? Para responder esta pergunta foram selecionados cindo roteiros de audiovisuais, um de cada região do país, no quais os jovens falavam de suas vivências, expectativas, sonhos, sua formação familiar e social. Deste projeto foram realizadas cópias com os cinco curta metragens além do livro que tenta explicar a formação e o conceito de brasilidade na sociedade brasileira e sua influência na juventude.

O tema da identidade nacional, mais especificamente, como se constrói uma identidade nacional coletiva, é uma questão fundamental para a sociedade brasileira. Esta discussão esteve presente nas interpretações da formação social brasileira, seja com os movimentos modernistas dos anos 1920 e 1930 quanto na efervescência política dos anos 1960 e 1970. Ainda, encontra-se na ordem do dia.

Os impactos da globalização, bem como debates relativos ao multiculturalismo, têm operado como forças centrífugas, contribuindo para o enfraquecimento dos vínculos de identidade. Além disso, a complexificação da sociedade brasileira, acompanhada da emergência de novos pólos econômicos no país, acelera processos de regionalização e exaltação das diferenças culturais.

Cabe perguntar: quais os fatores e tendências que podem colaborar como forças centrípetas à manutenção e ao reforço de uma identidade nacional brasileira capaz de garantir um substrato político-simbólico mobilizador com intuito à retomada das discussões acerca de um projeto de país?

Dois aspectos devem ser levados em conta para se responder a essa questão. Primeiro, a pluralidade cultural tem sido identificada como um aspecto que caracteriza a identidade brasileira, ou a brasilidade, e propriamente a formação social do país. Segundo, a consolidação da democracia no Brasil com a ampliação de espaços democráticos para o debate e a formulação de políticas públicas traz à cena demandas específicas de determinados grupos sociais, assegurando a valorização de determinadas especificidades culturais. Esses apontamentos sofisticam a análise sobre o fortalecimento dos vínculos identitários capazes de garantir a coesão simbólica e política frente à desigual e conflituosa realidade brasileira.

Como apresentam os estudos sobre identidade nacional, ela não pode ser considerada como fato natural, mas sim construção sustentada por elementos como a história, a língua, o folclore, o território e suas paisagens. Mais ainda, a ideia de identidade nacional emerge na medida em que a nação se funda e se legitima como forma de organização política ligada ao desenvolvimento do capitalismo industrial. Isto evidencia que a identidade nacional não é meramente um fenômeno mental, mas se caracteriza fundamentalmente por um suporte objetivo.

Pelo exposto até aqui, o Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ) tem interesse em pensar a construção da identidade nacional pela juventude na tentativa de avaliar as coordenadas que influenciam esse debate.

O CEMJ entende que, da mesma forma que a identidade nacional, a categoria de juventude, para além de uma mera condição etária ou biológica, é fundamentalmente uma construção histórica e social. Cada época ou sociedade possui determinado modo de significar a juventude, delineando determinada representação identitária. Assim, a juventude é uma forma de constituir e significar determinados sujeitos como portadores desta condição. Essa representação é estreitamente ligada às relações de poder. Portanto, a juventude constrói-se relacionada a outros eixos de identificação, como por exemplo, os de gênero, classe social, nacionalidade ou raça.

Ainda, o presente projeto entende que a apropriação da linguagem audiovisual pelos jovens possibilita a expressão das suas histórias, seus desejos e suas inquietações, sendo um instrumento para a construção do protagonismo juvenil. Na medida em os jovens expressam a sua realidade à sociedade, através dessa produção, ganham voz, mostram o que são e o que pensam, realizando um novo modo de exercer politicamente seus direitos, especialmente, o direito à comunicação.

OBJETIVOS

Geral

  • Compreender como se articula a identidade nacional brasileira com a identidade juvenil, através da produção de cinco vídeo-documentários sobre o tema “o que é ser jovem brasileiro”, a serem reunidos em uma coletânea, e de uma publicação impressa que contenha os bastidores da produção dos documentários;

Específicos

  • Estimular experiências de jovens cineastas de 15 a 29 anos das cinco regiões do país, aperfeiçoando suas práticas através da participação em oficinas de Introdução ao Documentário;
  • Promover o debate sobre a construção da identidade nacional brasileira pela juventude.