Ano: 2016 – 2017

            Durante um ano o Centro de Estudos e Memória da Juventude em conjunto com a Prefeitura da São Paulo e com a UMA LGBT gerenciou o Centro de Cidadania LGBT na zona norte, realizando oficinas, atividades culturais e principalmente realizando atendimento jurídico, psicológico e social da comunidade LGBT.

Os Centros de Cidadania LGBT desenvolvem ações permanentes de enfrentamento à LGBTfobia e respeito à diversidade sexual, atuando a partir de dois eixos:

  • Defesa dos Direitos Humanos: atendimento a vítimas de violência, preconceito e discriminação. Apoio jurídico, psicológico, pedagógico e de serviço social, com acompanhamento para realização de boletins de ocorrência e demais orientações incluindo a seus familiares.
  • Promoção da Cidadania LGBT: suporte para acesso aos serviços públicos municipais da cidade, por meio de mediação de conflitos, palestras e sensibilização de servidores. Realização de formações, debates, palestras, seminários e para capacitação profissional. 

Ofertar atendimento especializado a pessoas LGBT vítimas de discriminação ou violência em decorrência de sua identidade de gênero, orientação sexual e/ou em situação de vulnerabilidade social na Zona Norte da cidade de São Paulo, por meio da colaboração aos Centros de Cidadania LGBT, Programa Transcidadania e Unidades Móveis de Cidadania LGBT nessas regiões bem como a realização de ações de promoção da cidadania e dos direitos humanos.

Objetivos específicos

  • Ofertar atendimento especializado nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Pedagogia e Direito para pessoas LGBT vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade social.
  • Atuar na orientação e garantia do fluxo de atendimento à população LGBT, na perspectiva de consolidar direitos humanos e cidadania, nos serviços públicos;
  • Promover a educação em direitos humanos para dar visibilidade aos direitos humanos, individuais e coletivos, para a população LGBT.
  • Promover a inclusão escolar e o acompanhamento das atividades escolares como meio de fortalecer a cidadania de travestis e transexuais, em especial, daquelas inseridas no Programa Transcidadania.
  • Promover, divulgar, orientar e articular em parceria com o Poder Público e com a Sociedade Civil a inclusão de travestis e transexuais, em especial, daquelas inseridas no Programa Transcidadania, no mercado de trabalho.
  • Difundir informação voltada a direitos sociais como forma de fortalecimento da cidadania e da dignidade da pessoa humana de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
  • Elaborar, analisar e compilar dados relativos ao objeto e aos objetivos desenvolvidos, a partir da gestão das atividades realizadas pela entidade conveniada em intersecção com as políticas públicas voltadas à população LGBT.
  • ​Articular com a Sociedade Civil e Poder Público formas de ampliação das ações de políticas públicas por meio das atividades desenvolvidas através do Centro, da Unidade Móvel e também do Programa Transcidadania