O Moodle do CEMJ foi desenvolvido para oferecer uma experiência de aprendizado online flexível e interativa. Com recursos adaptados às necessidades dos nossos alunos e educadores, a plataforma facilita o acesso a conteúdos, atividades e avaliações, além de promover a colaboração entre os membros da comunidade acadêmica. Através do Moodle, buscamos proporcionar um ambiente de aprendizagem dinâmico e eficaz, alinhado aos valores de excelência e inclusão do CEMJ.
O Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ) é uma entidade especializada em juventude. Organizada por jovens, a maioria deles oriunda do movimento juvenil , o Centro aglutina historiadores, cientistas sociais, jornalistas e outros profissionais para trabalhar o tema na sua abrangência, dedicando-lhe a importância que cabe num país que chega em 2005 com 35 milhões de jovens entre 15 e 24 anos, segundo o IBGE.
Este curso foi pensado para jovens que desejam transformar ideias em oportunidades no mundo digital. De forma simples e direta, vamos mostrar que é possível empreender com o que você já sabe, gosta e tem vontade de aprender. Mais do que falar de dinheiro, falamos de sonhos, autonomia e futuro. Vamos aprender juntos a usar a internet de forma criativa, consciente e com propósito, respeitando todas as identidades, trajetórias e jeitos de ser. Empreender também é uma forma de se reconhecer como potência!
O curso propõe uma reflexão crítica sobre o racismo estrutural e seus impactos no mercado de trabalho brasileiro, considerando as interseções com gênero e classe social. Por meio de conteúdos acessíveis e recursos didáticos variados, o curso discute o legado escravocrata na formação social do país, apresenta evidências das desigualdades entre pessoas negras e não negras no mundo do trabalho e reforça a importância das ações afirmativas como forma de enfrentamento das desigualdades. A formação inclui videoaulas, textos, fóruns de discussão e materiais complementares como podcasts e vídeos.
O curso Organização de Jovens Trabalhadores oferece uma introdução acessível e prática aos direitos trabalhistas, relações de trabalho e formas de organização coletiva. Voltado para jovens em início de carreira, o curso propõe reflexões sobre desigualdade social, informalidade e precarização, além de apresentar alternativas de resistência e mobilização juvenil. Em um contexto de crescentes desafios no mundo do trabalho, busca fortalecer a autonomia e a ação crítica das juventudes trabalhadoras.
Este curso é voltado para jovens que estão iniciando ou consolidando sua trajetória no mercado de trabalho. De forma leve e acessível, promove reflexões sobre aprendizado contínuo, habilidades socioemocionais e construção da marca pessoal de maneira autêntica e alinhada à diversidade. Ao longo do curso, os participantes desenvolverão competências como empatia, escuta ativa, inteligência emocional e uso consciente das redes sociais, fortalecendo sua identidade profissional e elaborando um plano estratégico para seus próximos passos pessoais e profissionais.
O curso aborda de forma crítica os impactos da cultura digital na saúde mental de jovens, com foco em emoções, relações sociais, violência online e engajamento nas redes. A partir de temas como autoimagem, cyberbullying, consumo de conteúdo e redes de apoio, a disciplina propõe reflexões sobre riscos e possibilidades nos ambientes digitais. O objetivo é fortalecer a consciência crítica, o autocuidado e a participação cidadã, promovendo relações mais saudáveis, seguras e inclusivas tanto no mundo virtual quanto no real.
Este curso aborda a Cidadania Digital e o Ativismo Online, discutindo o papel das redes na cidadania, o uso de ambientes digitais para organização e mobilização social e como os atores da nossa sociedade exploram esse ambiente na construção da cidadania e democracia.
O curso apresenta os conceitos e práticas fundamentais para o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas à transformação social. Voltado a jovens engajados em promover mudanças em suas comunidades, o curso aborda o papel do empreendedor social como agente de transformação, capaz de identificar problemas sociais e propor alternativas sustentáveis e de impacto positivo. Por meio de exemplos práticos, como o de Muhammad Yunus e o Grameen Bank, a formação estimula a reflexão sobre iniciativas empreendedoras com propósito social, inclusão e sustentabilidade.
É comum vermos nos noticiários afirmações como "a geração Y se comporta de determinada forma" ou que "tantos por cento da população estão insatisfeitos com determinada política". Este curso é um convite aos estudantes para aprenderem a ler criticamente os resultados de pesquisas, utilizar os dados já disponíveis como ferramenta detrabalho e compreender as diferenças entre os métodos qualitativos e quantitativos — em que se diferem, quais são as técnicas e quando esses métodos podem ser complementares. Uma pesquisa bem realizada permite conhecer diferentes grupos sociais e é uma ferramenta essencial para falar sobre o outro e com o outro — sem presumir previamente quem são esses grupos, antes de investigá-los.
Este curso aborda a introdução ao Pensamento Computacional, conceito popularizado pelacientista da computação e pesquisadora Jeannette Wing, que representa uma forma deentender, analisar, organizar e solucionar problemas, entender comportamentos e pensarsoluções com base em conceitos básicos da ciência da computação aplicados ao dia a dia ea qualquer campo ou área profissional.