EIXO I – Trabalho na Sociedade Brasileira Contemporânea e o compromisso da OIT com o Trabalho Decente

Juventude, Trabalho e a UBERIZAÇÃO no Brasil Professsor: Euzébio Jorge Silveira de Sousa A disciplina propõe tratar da temática da juventude a partir das transformações do mundo do trabalho geradas pela economia de plataforma e ocupações uberizadas. A partir de uma abordagem estrutural, a disciplina tratará de quatro eixos: O primeiro trará dados empíricos da inserção laboral dos jovens na Bahia, no Brasil e no mundo; O segundo tratará da interseção dos temas juventude, classe e o subdesenvolvimento brasileiro (Centralidade no mundo do trabalho); o terceiro eixo apresentará a inserção dos jovens no mundo do trabalho a partir das novas tecnologias e da economia de plataforma; e o quarto trará a agenda de trabalho decente.

Educação e as capacidades necessários ao novo mundo do trabalho

Professora: Déborah Irineu

Formas de organização e gestão do trabalho (Fordismo, taylorismo e Toyotismo), as mudanças no mundo do trabalho e as novas exigências formativas dos trabalhadores/as. Competências socioemocionais como fator-chave para o suporte no desenvolvimento de outras competências profissionais. Consequências dessa lógica de competências no mundo do trabalho e a defesa do Trabalho Decente. Projeto de Vida e Educação como condições essenciais para entrada, permanência e crescimento no mundo do trabalho.

EIXO II – As Juventudes e o Mundo do Trabalho no Século XXI: Inclusão com Dignidade
O subemprego e a população LGBTQI: Experiências de acesso digno ao mundo do trabalho
Professor: Andrey Lemos

Comunidade LGBTQIAP+: Conceitos básicos, Dados de Vulnerabilidade LGBT, entendendo a LGBTfobia e as desigualdades que ela gera, O que fazer em caso de Violência LGBTfóbica, Organização e Luta por direitos, desafios no ambiente da educação, LGBTs e o mercado de trabalho, enfoque na comunidade Travestis e Transexual, Cadeia Produtiva Pink Money e boas práticas empresariais, legislação, protocolos e empreendedorismo LGBTs.LGBTs e a Covid 19.