Home
PROJETOS FINALIZADOS
2010 - 2011

Participação na tela - O CEMJ através do projeto Participação na Tela produziu um documentário que retrata as diversas formas de participação política e social da juventude e os direitos que estes jovens desejam que sejam garantidos.

Juventude e Brasilidade - Concurso Cultural que selecionou cinco curtas metragens que respondessem a pergunta "O que é ser jovem brasileiro?", para analisar a formação da identidade nacional na juventude brasileira.

Legado de Megaeventos Esportivos para a Juventude: perspetivas em debate - Seminário que debateu qual legado social que a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016 vão deixar para a juventude.

2009

“Organização do Encontro de Associações Atléticas Universitárias, em conjunto com a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e apoio do Ministério do Esporte, realizado nos dias 11 e 12 de junho na cidade de Campinas/SP. O livreto com a sistematização do debate está disponível em Nossas Publicações?.

“Organização do Seminário Memória do Protagonismo da Juventude Brasileira, em conjunto com a Instituto ArteCidadania (IAC) e apoio do Ministério da Cultura, realizado dia 11 e 12 de junho na cidade de Campinas/SP?.

“Realização do segundo vídeo-documentário da trilogia Protagonismo da Juventude Brasileira (1963-1983), em conjunto com a Instituto ArteCidadania (IAC) e apoio do Ministério da Cultura, lançado no mês de junho de 2009 e disponível no acervo do Portal Juventude+Brasil. Você ainda encontra a trilogia completa no Portal?.

Projeto Resgate histórico dos 60 anos da UEE-SP – O projeto foi realizado por ocasião do Congresso da UEE-SP (junho de 2009) e teve como produtos uma revista sobre a história da entidade.

Participação no 51º Congresso da UNE, em Brasília/DF, na mesa de debates “Políticas Públicas de Esporte para a Juventude?, com a presença da diretora Brenda Espindula.

2008

- “Projeto Políticas de Esporte para a Juventude. Em parceria com o Instituto Pensarte, foi organizado nos dias 02 e 03 de junho de 2008, o Seminário Internacional que reuniu atores do Estado e da sociedade civil. O evento contribui para a formulação de uma política de esporte para a juventude brasileira, com foco na participação e universalização da prática e do conhecimento desportivo. A publicação que orientou o debate pode ser acessado em Nossas Publicações?.

2005 - 2007

- Lançamento da Revista Juventude.Br, em fevereiro de 2005, com periodicidade semestral.

- “Trabalho de memória e vídeo-documentário O Protagonismo da juventude brasileira: 1922-1962 e 1984-2006. O resgate histórico do protagonismo político da juventude brasileira nosperíodos de 1922-1962 e 1984-2006 reconstitui fatos e processos históricos da participação juvenil?.

- “ Projeto A participação cultural e política da juventude brasileira nos últimos 20 anos - Desenvolvido em convênio com o Ministério da Cultura (MinC), o projeto teve como objetivo geral resgatar e promover a história de protagonismo da juventude brasileira nas últimas duas décadas - em particular nos terrenos da política e da cultura. Dentre os principais produtos do projeto figuram o Encontro Nação Hip-Hop Brasil, o CD Revolução com a Nossa Cara e um vídeo sobre o protagonismo político da juventude brasileira nos últimos 20 anos?.

- Projeto Memória da Esporte Educacional Brasileiro – O CEMJ desenvolveu o projeto de resgate da memória mais que cinqüentenária do esporte educacional brasileiro, que resultou na publicação Memória do Esporte Educacional Brasileiro: Breve história dos Jogos Universitários e Escolares, de autoria de Elisa Borges e Augusto Bounicore.

- Participação nos fóruns e atividades relacionados à temática das políticas públicas de juventude – O CEMJ tem participou ativamente de todos os fóruns e atividades relacionados à temática das políticas públicas de juventude (PPJ), com destaque no ano de 2005 para o Diálogo Nacional dos Movimentos e Organizações Juvenis. Ainda, participou de eventos estudantis e juvenis, como o Congresso da UNE e da UBES e da Bienal de Cultura da UNE.

- Em 2007, o CEMJ foi eleito em assembléia para compor o Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) como entidade de apoio relacionada ao tema “esporte?.

- Projeto Resgate histórico dos 58 anos da UEE-SP – O projeto foi realizado por ocasião do Congresso da UEE-SP (maio de 2007) e teve como produtos uma revista e uma exposição sobre a história da entidade.

- Realização do Encontro Paulistano de Estudantes do PROUNI,em 24 de novembro de 2007, na UNIP Paraíso na cidade de São Paulo/SP.

2002- 2004

- “Projeto O Protagonismo Juvenil e as Políticas Públicas de Juventude e Cultura teve como produtos o Seminário e o livro Juventude, Cultura e Políticas Públicas. Realizado no período de 15 a 18 de julho de 2004 no auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC), o seminário contou com o apoio da Fundação Bienal de São Paulo?.

- “Convênios com a Fundação Bienal de S. Paulo. Teve como objeto a parceria para a realização de ações envolvendo os temas “juventude? e “cultura?. Algumas dessas ações foram realizadas no âmbito da 26º Bienal Internacional de São Paulo (26/09 a 19/12/04)?;

- “Participação nos fóruns e atividades relacionados à temática das políticas públicas de juventude. O CEMJ tem participado ativamente do esforço de elaboração de uma política de juventude para o Brasil. Nesse sentido, tomou parte em todos os fóruns e atividades relacionados à temática das políticas públicas de juventude (PPJ), dentre eles:

- Projeto Juventude - Iniciativa de âmbito não-governamental conduzida pelo Instituto Cidadania, o projeto reuniu subsídios para a formulação de uma política de juventude para o Brasil. O documento final deste projeto incorpora diversas contribuições do CEMJ;

- Acompanhamento da Comissão Especial de Políticas Públicas de Juventude da Câmara dos Deputados - Desde os primeiros passos dessa comissão parlamentar, o CEMJ participou de todas as atividades por ela desenvolvidas, tais como audiências públicas, Semana da Juventude (set/2003), Conferências Estaduais de Juventude (mar-jun/2004) e Conferência Nacional de Juventude (jun/2004), da qual o CEMJ participou como membro da organização. Além disso, produziu informações e opiniões sobre a juventude brasileira que subsidiam a ação dos parlamentares federais membros dessa Comissão.

- Organização do Diálogo Nacional dos Movimentos e Organizações Juvenis - Ao lado de organizações como UNE, CUT, MST, UBES, CONTAG, Pastorais da Juventude, UNEGRO, UBM, Redes de Juventude e Ação Educativa, dentre outras, o CEMJ promoveu encontros da sociedade civil para debater e articular ações conjuntas em torno das políticas de juventude.

- Seminário Juventude e Participação - O CEMJ promoveu, no âmbito do Fórum Social Brasileiro, ocorrido na cidade de Belo Horizonte (MG) em novembro de 2003 , o seminário Juventude e Participação, que reuniu mais de 100 participantes.

- Cooperação nacional e internacional - O CEMJ participa de congressos, seminários e atividades afins promovidas por entidades congêneres do Brasil e do mundo.
© CEMJ - Centro de Estudos e Memória da Juventude - todos os direitos reservados